FreshWeb
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ferramentas de gestão de conteúdos

Ir para baixo

Ferramentas de gestão de conteúdos Empty Ferramentas de gestão de conteúdos

Mensagem  Admin Seg Out 13, 2008 8:04 pm

Antes da tendência observada na Web 2.0, a edição de sites era algo restrito a pessoas muito especializadas na área. Era fundamental o conhecimento dos códigos HTML, que são linhas de comando que estabelecem a formatação das páginas. Cores, fontes, alinhamento, tudo era definido por este tipo de linguagem de programação.

Mas a necessidade de facilitar o acesso a edição no ambiente da internet foi determinante na criação dos CMS (sigla em inglês para Content Management System). É um sistema de gerenciamento online no qual já estão incluídas as ferramentas necessárias para a criação, edição e manutenção dos sites e sem a necessidade de softwares específicos como o Microsoft Front Page e o Macromedia Dreamweaver.

Neste tipo de sistema, é notável a facilidade de customização das páginas e o baixo custo para a disponibilização de conteúdos na Web. A partir de qualquer computador conectado à internet pode-se atualizar rapidamente um site com CMS. O mais conhecido exemplo de CMS que vemos na rede é a Wikipédia, onde os usuários podem colaborar postando novos assuntos ou acrescentando dados àqueles que já estão no ar.

Quanto às ferramentas CMS, há uma variedade de sistemas disponíveis na rede. Os mais conhecidos são o Mambo , o Joomla e o WordPress, este último uma ferramenta específica para a gestão de blogs.

Admin
Admin

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/10/2008

https://freshweb.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos